Não se pode falar da literatura africana, sem falar da ''Negritude'', pois é um tema fundamental presente nessa literatura, nascida de uma experiência planetária, nada tem a ver com a literatura africana de língua portuguesa. Este registo serve apenas para contextualizar no passado fatos relacionados com o quadro cultural, político que século depois surgiu.
Nesta literatura, como um conjunto de obras literárias que traduzem uma certa africanidade, toma esta designação porque a África é o motivo da sua mensagem ao mundo, porque os processos técnicos da sua escrita se erguem contra o modismo europeu. John, chamou-a de literatura Neo-africana por ser escrita em línguas europeias e para diferenciá-la da literatura oral produzida em língua africana. Nela, o centro do universo deixa de ser o homem europeu e passa a ser o homem africano.
Literatura Afro-brasileira – Um conceito em construção. Além de segmento ou linhagem, é componente de amplo encadeamento discursivo. Ao mesmo tempo dentro e fora da Literatura Brasileira. Constitui-se a partir de textos que apresentam temas, autores, linguagens mas, sobretudo, um ponto de vista culturalmente identificado à afro-descendência, como fim e começo. Sua presença implica re-direcionamentos recepcionais e suplementos de sentido à história literária canônica.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário